Wednesday, April 18, 2018

VIAGEM AO SUL DA ÌNDIA-10- VALANKANNI



Amigos,

No décimo dia da nossa estada no sul da Índia fomos visitar o Santuário Mariano de Velancanni dedicado a Nossa Senhora da Boa Saúde .




 Velancanni é uma pequena cidade na costa de Coromandel, ou seja na Baia de Bengala no Estado de Tamil Nadu a leste de Tanjore (ou Thanjavur) onde ficámos alojados.






No Sec. XVII, marinheiros portugueses  em viagem de Macau para Colombo foram surpreendidos por uma tempestade junto á costa e prometeram a construção de uma igreja se fossem salvos da tormenta. Salvaram-se, e no local onde já havia uma frágil capela de madeira  para celebrar dois milagres  aí acontecidos, constuiram  uma igreja de pedra e cal que posteriormente decoraram com belos azulejos ainda hoje existentes. O local, palco de milagres e aparições da Virgem, foi ganhando importância. Valankanni tornou-se um local de culto para os católicos indianos.Várias reconstruções se seguiram e hoje é o maior Santuário Católico da Índia, recebendo anualmente cerca de 20 milhões de peregrinos ( Fátima recebeu no ano passado 7milhões de peregrinos),conhecido como a "Lourdes do Oriente".



Mas, para ficarem a conhecer a história mais detalhada do Santuário poderão consultar os seguintes links:


http://www.indianmirror.com/temples/velankanni-church.html

http://vailankannishrine.net/default.aspx

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/approved_apparitions/vailankanni/

http://www.velankannichurch.com/pages/locationmap&campus/Location%20Map%20and%20Church%20Campus.html#Church_-_Campus_Map_1_

ou  fazer um "tour" virtual ao santuário

http://p4panorama.com/vr/vailankanni-shrine-basilica/

O vídeo que apresentamos  inclui em primeiro lugar paisagens e aspectos de pequenas povoações que fomos encontrando ao longo da estrada de Tanjore até à costa, que nos mostram um pouco da Índia profunda, pobre sim mas não miserável como muitas vezes nos é apresentada.




Uma maquete do Santuário que se encontrava no hotel em Velankanni onde almoçámos antes da visita ao Santuário, permite perceber a posição " costas com costas" das duas igrejas (a entrada principal à direita) às quais se junta uma pequena capela e várias outras capelas mais afastadas assim como uma via sacra e outras instalções no vasto recinto do Santuário.







No vídeo apresentamos várias fotos do interior das igrejas assim como o local para cumprir promessas caminhando de joelhos e os cadeados e outros objectos presos a um gradeamento perto da igreja posterior como testemunho de pedidos feitos à Virgem, Seguindo o hábito hindu também homens, mulheres e crianças católicas oferecem o cabelo como dádiva ao Santuário.



O vídeo de fotos com cerca de nove minutos, aqui:






Terminamos o vídeo de fotos com imagens de estudantes de mochila e uniforme que fomos encontrando por todo o lado, mesmo nas aldeias mais modestas, o que poderá significar que a Índia estára a caminhar para um futuro melhor.




Claro que nem tudo parece correr bem e o fantasma do conflito entre religiões, paricularmente entre hindus, a esmagadora maioria, e muçulmanos, que se julgava ultrapassado, apesar do visível progresso económico, parece ter lamentavelmente condições políticas para ser reaberto!!!

https://www.publico.pt/2018/03/18/mundo/noticia/nacionalistas-hindus-criaram-comissao-para-reescrever-a-historia-1807098


Por hoje é tudo 

Um abraço

JOAQUIM CASTILHO

No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...