Friday, April 20, 2018

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA-8-KANCHIPURAN e MAHABALIPURAM






Amigos,

Cá estou eu, mais uma vez, para vos descrever o nosso oitavo dia no Sul da Índia, desta feita a nossa viagem de Chennai (a antiga Madras) a capital do Estado de Tamil Nadu a duas cidades KANCHIPURAM e MAHABALIPURAM, hoje muito importantes pelos  templos que restaram de épocas áureas e pelo papel que tiveram como capitais de impérios do Sul da Índia que, como todos os impérios, antigos e modernos, nasceram, cresceram, guerrearam, venceram e perderam e acabaram por morrer derrotados pelo poder de outros Impérios.





 Kanchipuran foi sede de várias Impérios, várias dinastias, acabando por ser dominada pelos ingleses

Texto interessante que retirámos da Net:

""Located on the banks of the Vegavathy river, Kanchipuram has been ruled by the Pallavas, the Medieval Cholas the Later Cholas, the Later Pandyas, the Vijayanagara Empire, the Carnatic kingdom, and the British, who called the town "Conjeeveram" The town's historical monuments include the Kailasanathar Temple and the Vaikunta Perumal Temple. Historically, Kanchipuram was a centre of education  and was known as the ghatikasthanam, or "place of learning" The town was also a religious centre of advanced education for Jainismand Buddhism between the 1st and 5th centuries."




Kanchipuran foi capital ou cidade importante comum a sucessivas dinastias que originaram  uma concentração de templos e locais de peregrinação de várias religiões, dos quais restam ainda muitos templos, na sua esmagadora maioria templos hindús.



Visitámos dois templos muito importantes


O Templo de Ekambareswarar ( o maior)








 e o Templo de Kailasanathar (o mais antigo)  

https://en.wikipedia.org/wiki/Kanchi_Kailasanathar_Temple




Vejam agora, se ainda tiverem paciência, o video com as fotos que fiz de ambos os templos




               De Kanchipuram continuámos viagem para 

MAHABALIPURAM  (ou Mamallapuram) 

cidade costeira Património Mundial da UNESCO, realmente uma pequena maravilha, onde se podia bem passar uma semana vendo , estudando e descansando entre os vários testemunhos históricos importantes do lugar e, porque não, indo até à praia para um bom banho no chamado Golfo de Bengala.





Servimo-nos ( sem autorização) de um blog de viagens  para apresentar os principais atractivos de Mahabalipuram aqui


https://www.360meridianos.com/2014/11/mammallapuram-e-os-templos-de-pedra.html


Chegados relativamente tarde à cidade, foi possível visitar em primeiro lugar um verdadeiro "atelier"/ escola medieval de construções religiosas do Sec VII onde muitos arquitectos e artífices aprenderam e se treinaram profissionalmente.

Denominados  

Templos puxados por de carroças ( Rathas) 




não são realmente templos nem sequer carroças como veremos, mas um extraordinátrio mostruário de esculturas e edifícios em pedra.

https://en.wikipedia.org/wiki/Pancha_Rathas




Junto à costa visitámos seguidamete outro espectacular templo já mesmo no fim do dia. Só nos faltou ficar para fotografar o pôr do sol

O denominado 
Templo da Costa ( Shore Temple)




https://en.wikipedia.org/wiki/Shore_Temple





Mais maravilhas havia para ver em Mahabalipuram mas ficaram para o dia seguinte, entre as quais este fabuloso baixo relevo





Se tiveram coragem de chegar até aqui vejam o video que, além dos temploa acima referidos, inclui os sempre belos arrozais, mostra  peregrinos, visitantes e seus familiares e algumas curiosidades em Mahabalipuram. Espero que gostem.









A música de ambos os vídeos é, de novo, dos famosos citaristas Ravi e sua filha Anoushka Sankar





Amigos, por hoje é tudo e já terá sido demais...


Um abraço

JOAQUIM CASTILHO

No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...