Sunday, April 15, 2018

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA-13- NOS ARREDORES DE MADURAI



Amigos,

Décimo terceiro e penúltimo dia da nossa estada no sul da Índia para visitarmos dois locais nos arredores de Madurai, Thiruparakundram e Vilachery, antes de voarmos para Chennai ( a antiga Madras) na costa de Coromandel do chamado Golfo de Bengala.






Fomos, em primeiro lugar a THIRUPARANKUNDRAM ( não dá para tentar pronunciar!!!)




Aqui há dois templos geminados, um templo hindu e um muçulmano, exemplo de convivência pacífica entre as duas religiões, que tantos mortos causou, aquando da partição Índia/Paquistão em 1947, e que agora pode estar de novo comprometida com a chegada do Partido Hindu Janata ao poder e actividade de milícias hindus.

Para mais informação sobre os templos aqui:

e  


Vista de THIRUPARANKUNDRAM a partir do santuário muçulmano com o gopuram do templo hindu em primeiro plano ( imagem da Net)




Visitámos o templo hindu escavado na rocha
com o santuário muçulmano no topo 



Interessante foi observar, mais uma vez, o comércio existente na rua que dá acesso ao gopuram do templo, assim como os inúmeros fieis e peregrinos hindus, o que revela a importância do templo. No interior, um enorme tanque onde os fieis vão buscar água ou apenas molhar a cara e as mãos.




Seguidamente fomos VILACHERY onde pretendiamos observar os artesãos que, nesta povoação, fazem estatuetas em barro de divindades hindus. 





Em Vilachery não foi possível ver os astesãos a trabalhar, apenas peças a secar ao Sol, mas foi interessante fotografar vários aspectos de uma pequena povoação de alguma importância local e o colorido de algumas residências.




Seguimos depois para o Aeroporto para tomarmos os avião para Chennai!

Aproveitámos a parte espelhada do edifício aeroporto para umas fotos "artísticas"






E assim acabou este nosso último dia em Madurai

Antes de me despedir dos meus pacientes leitores ( pelo menos haja um que resista ) umas considerações sobre a propaganda política que inunda as cidades do sul da Índia, a par com  a publicidade aos filmes de Bolywood e não só (a Índia é  o maior produtor cinematográfico mundial)

Duas figuras públicas falecidas recentemente, antigos actores e primeiros ministros de Tamil Nadu aparecem em propaganda em todo o lado como apoio a candidatos actuais, mesmo em Dezembro em que não havia qualquer eleição próxima.



A Senhora J.Jayalalithaa      https://en.wikipedia.org/wiki/Jayalalithaa



E o Senhor  Ramachandran  (conhecido como M G R) 


Como podem observar nas fotos até têm como que pequenos altares e o Senhor Ramachandram  tem mesmo um imitador que aparece na TV e em comícios e que fotografámos num dos templos que tivemos a ocasião de visitar, numa sessão fotográfica com peregrinos.






É comum, como já mostramos, a existência  nas cidades de estátuas por vezes douradas, de antigos políticos, com escadas perrmanentes acostadas para lhe serem colocadas diariamente grinaldas de flores.



Na imagem, estátuas dos dois actores que se tornaram políticos ilustres e que referimos mais acima.




Claro, como em todo o lado e Portugal não é excepção, também na Índia os políticos são insultados e acusados de todos os males passados,  presentes e futuros.
Seria um tema interessante para discussão mas este não é certamente o lugar mais apropriado!!




E aqui fica o filme com fotos deste dia





Resta despedir-me até à proxima "reportagem" do Sul da Índia que talvez venha a ser a última!



Um abraço

JOAQUIM CASTILHO









No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...