Thursday, April 19, 2018

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA -9-TANJORE



Amigos,

Esta descrição refere-se ao nono dia da nossa estada no Sul da Índia. Tomo a liberdade ( quem me contraria?) de agrupar todas as fotos num único vídeo de cerca de 15 minutos que espero tenham a coragem de conseguir ver. Pelo menos fui simpático ao confessar antecipadamente o meu exagero.

O vídeo começa por apresentar algumas fotos diurnas do Hotel Radisson Temple Bay de Mahabalipuram, fotograficamente muito interessante , como poderiam ter apreciado nas fotos nocturnas do vídeo anterior. Este hotel representa bem a evolução de infraestruturas turisticas de que a Índia já dispõe presentemente.
Como haviamos anunciado anteriormente, o dia iniciou-se com a devida atenção prestada ao magnífico baixo relevo  intitulado A DESCIDA DO GANGES , o rio sagrado da mitologio hindu, que, só por si, dava várias horas para ser descrito e devidamente apreciado o que poderão em parte conseguir se estiverem interessados em ler a descrição do enorme baixo relevo aqui:






"Measuring 96 by 43 feet (29 m × 13 m), it is a giant open-air rock relief carved on two monolithic rock boulders. The legend depicted in the relief is the story of the descent of the sacred river Ganges to earth from the heavens led by Bhagiratha. The waters of the Ganges are believed to possess supernatural powers. The descent of the Ganges and Arjuna's Penance are portrayed in stone at the Pallava heritage site.[1][2] The relief is more of a canvas of Indian rock cut sculpture at its best not seen anywhere in India.[3] It is one of the Group of Monuments at Mahabalipuram that were designated as a UNESCO World Heritage" 

Ao lado deste verdadeiro monumento encontravam-se as entradas para os templos subterrâneos que, por manifesta falta de tempo, não puderam ser visitados.




A sua descrição encontra-se, juntamente com as outras maravilhas de Mahabalipuram, neste link:

https://en.wikipedia.org/wiki/Descent_of_the_Ganges_(Mahabalipuram)


Antes de abandonar esta belíssimo local ainda foi possivel contemplar o mistério do Pedregulho Oscilante de origem e significado desconhecidos, mas que ficou muito bem nas fotografias.




http://www.amusingplanet.com/2013/11/krishna-butter-ball-balancing-rock-at.html


Deixámos Mahabalipuram e continuámos a nossa viagem, que nos havia de levar até Tanjore, ao longo da costa e depois para o interior,




Passamos por belos arrozais e pudemos ver na costa as salinas e o transporte do sal para outras regiões da Índia. Passámos por PONDICHERRY (ou Puducherry),onde iremos regressar e fomos visitar o local utópico de AUROVILLE, onde pela vontade férrea de uma senhora francesa apelidada agora de "A Mãe ", muitos iniciados de várias partes do mundo procuram a PAZ e a Concordia Universal.





e é no interior deste globo de aparência extraterrestre que os iniciados nesta tarefa se reunem


Para mais informações sobre o encanto utópico de Auroville clicar aqui:




Depois de Auroville regressámos, para uma visita a PONDICHERRY, antiga possessão francesa entregue à Ìndia em 1954 após referendo no território (tomada de Goa em 1961)


Sobre Pondichhery onde subsistem muitos sinais da cultura e presença francesas ver:

https://en.wikipedia.org/wiki/Pondicherry


Depois de Podicherry e para terminar, já mesmo ao fim do dia, visitámos o belíssimo templo de Brihadeeshara dedicado a Shiva e a Nandi, o seu touro, em GANGAIKONDA CHOLAPURAM antes de chegarmos a Tanjore


https://en.wikipedia.org/wiki/Gangaikonda_Cholapuramhttps://en.wikipedia.org/wiki/Gangaikonda_Cholapuram




onde foi possível fotografar um pôr do sol para gáudio dos "fotógrafos" fanáticos como eu




e assim temina também o vídeo que agora mostramos





e assim termina também mais este "post" do meu blog dedicado à viagem ao Sul da Índia que fizemos em Dezembro de 2017


Um abraço e obrigado, mais uma vez, pela vossa paciência

JOAQUIM CASTILHO

No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...