Tuesday, April 17, 2018

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA-11-De TANJORE a MADURAI





Amigos,

Cá estou eu mais uma vez para apresentar o nosso décimo primeiro dia de viagem no sul da Índia que nos levou de Tanjore (ou Thanjavur) a Madurai, passando pela extraordinária ilha de Srirangam em Trichy ( ou Tiruchirappalli), ainda e sempre no Estado de Tamil Nadu.




Antes de prosseguir, uma correção.No penúltimo mail referi o Templo de Brihadeshware de Tanjore onde tinha fotografado um belíssíomo pôr do sol. O nome do templo estava certo. Aprendi entretanto que quer  dizer o Grande Ishwara ou seja o Grande Senhor, neste caso Shiva, mas há pelo menos dois templos com este nome. O que apresentei não era o de Tanjore mas sim o de  Gangaikonda Cholapuram semelhante ao de Tanjore, que não estava no programaAmbos, são semelhantes na sua estrutura e  foram construídos pelo Império Chola no Sec. XI (quase um século antes do gótico ter tido o seu início na Europa)









Feita a correção, o primeiro vídeo com fotos apresenta imagens colhidas no templo de Brihadesware (várias grafias possíveis) de Tanjore




Seguimos para TRICHY (ouTiruchippali) ou mais propriamente para SRIRANGAM, uma ilha no rio sagrado do Sul da Índia, o rio Kaveri, onde existe o maior templo hindu em actividade no mundo.







Em Srirangam visitamos o templo de Ranhganatha e telefotografámos gopurams e muitos pormenores de outros templos mais pequenos que iamos encontrando, na impossibilidade de visitar todo o majestoso recinto.

De salientar a reconstituição do colorido original das esculturas realizado há cerca de très anos.

Na segunda parte do primeiro vídeo  
apresentamos fotos de um pequeno local da mesma ilha, AMMA MANDAPAM  nas margens do rio sagrado, o Kaveri,  mostrando a interpelação paga dos fieis aos consultores brâmanes, o banho sagrado no rio (tal como no Ganges no Norte), um pequeno templo, os fieis descansando e até um turista pouco convencido a receber a benção paga de um elefante.

http://www.trichyonline.in/city-guide/holy-dip-in-kaveri-river



Aqui o primeiro vídeo de fotos;





O segundo vídeo é quase todo preenchido com fotos que tirámos no enormíssimo recinto do templo SRI RANGANATHA dedicado a Vishnu!

https://en.wikipedia.org/wiki/Ranganathaswamy_Temple,_Srirangam

https://srirangam.org/




e termina com uma visita a uma aldeia à beira da estrada antes de chegarmos a Madurai, cujo nome não fixei, com o seu templo, uma oficina de olaria e os estudantes que nos receberam com alegria!


vejam o segundo vídeo com fotos aqui:






E por hoje JÁ CHEGA dirão os meus pacientes amigos!

Até à próxima e um abraço!

JOAQUIM  CASTILHO

No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...