Saturday, April 14, 2018

VIAGEM AO SULDA ÍNDIA-14-CHENNAI (antiga MADRAS)



Amigos,

Este é o último mail da nossa viagem ao Sul da Índia.Já chega e até sobra dirão os meus amigos!!!
Neste dia aproveitamos para ficar a conhecer um pouco da grande cidade de Chennai ( antigamente chamada Madras) capital do Estado de Tamil Nadu e verdadeira "capital" do Sul da Índia.






se pretenderem mais informações sobre Chennai basta clicar nos links seguintes:



O primeiro vídeo com fotos dos 3 vídeos 3 que  apresentamos mostra fotos dos cartazes políticos e não só  nas paredes da cidade, as "espantosas" cablagens urbanas de Chennai , comuns a todas as grandes cidades da Índia e também muitas fotos da extraordinário templo de KAPLEESHWARAREM.




Mais sobre este templo aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Kapaleeshwarar_Temple    http://www.mylaikapaleeswarar.tnhrce.in/index.html

Ver primeiro vídeo com fotos clicando aqui:






No segundo vídeo apresentamos a Basílica de São Tomás, que terá sido o apóstolo cristianizador da India.Os católicos indianos acreditam que os seus restos mortais estão devidamente bem acondicionados no esquife que se encontra na cripta da Basílica. Dado que  é proibido fotografar a cripta a foto seguinte foi apanhada na Net   


          

Mais sobre a história da Basílica, agora em "estilo gótico" de fins do SecXIX, tipicamente inglês em:

https://en.wikipedia.org/wiki/St._Thomas_Cathedral_Basilica,_Chennai



Seguidamente fomos ver a praia dos pescadores e uma das praias de veraneio de Chennai.A praias na  Índia não têm uma utilização semelhante à que os turistas de outros lugares lhes dão, uma vez que os indianos não querems ficar mais bronzeados e portanto mais parecidos com os concidadãos de castas inferiores. Esses ou estão proibidos de lá ir ou não têm tempo ou dinheiro para o fazer. Vimos, num dia de semana, com a praia quase deserta, pequenos carroceis  para crianças,  bancas de comes e bebes para os adultos e pares de namorados que se encondiam dos olhares indiscretos.

Sobre as praias de Chennai er sobre a sua utilização ver:

http://www.chennaionnet.com/article/43/top-5-beaches-of-chennai

e o curioso video do youtube

https://www.youtube.com/watch?v=Y-VfEv3eRp0

Passeámos depois no autocarro pela moderna e elegante marginal de Chennai e fomos visitar um fote com um museu militar com armas, fardas e outros objectos militares históricos , onde eraa proibido fotografar, certamente com o receio que pudessemos entregar tão valiosa informação à Rússia ou ao Paquistão.

O nosso segundo vídeo está aqui:




Antes de rumarmos ao aeroporto fomos ver o caos reinante no centro da cidade velha, comum a todas as cidades da Índia, onde tudo se encontra. O problema para um estrangeiro será o de saber onde.... O caos é agravado pelas obras de ampliação do metropolitano!






Pouco depois, já com o Sol  a cair no horizonte, rumámos ao Aeroporto para, via Dubai, regressarmos a casa com o bornal cheio de fotos e o prazer de ter visitado um grande país, tão diferente da nossa Europa mas com uma história imponente e caminhando a passos largos para um futuro melhor.





Ver o terceiro e último vídeo com fotos aqui:





Para os que gostam da Índia ou pretendam mais informação sobre a India actual recomendo a leitura deste curioso artigo publicado recentemente no suplemento Fugas do jornal "PÚBLICO"

https://www.publico.pt/2018/04/07/fugas/reportagem/viagem-de-comboio-a-quintessencia-da-india-1808816

E é tudo .Obrigado a todos: aos que viram, aos que guardaram para ver mais tarde e aos que apagaram sem ver! A todos um grande abraço porque me "obrigaram " a fazer de novo esta belíssima viagem!

e

até à próxima

JOAQUIM CASTILHO

No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...