Monday, April 23, 2018

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA-5-HASSAN






Amigos,


Faço votos para que não estejam  totalmente saturados e tenham ainda coragem para continuar a acompanhar esta nossa viagem.


De BANGALORE viajámos por estrada para HASSAN no Estado de Karnataka




Hassam, uma pequena cidade a noroeste de Bangalore, base para poder visitar três templos historicamente muito importantes, com nomes dificeis de pronunciar, dois dos quais com belíssimas esculturas revestindo as fachadas exteriores, como terão oportunidadae de constatar.


Os três templos que visitàmos estão reunidos na imagem seguinte




No mapa que se segue, além de Hassan e Bangalore assinalámos com setas os locais onde se situam os templos referidos, todos eles também situados no Estado de Karnataka.







De salientar que os dois primeiros templos são hindús e o terceiro do culto Jainista 
que por ser menos conhecido merece para já uma referêcia especial e um link para quem queira saber um pouco mais desta religião tão antiga quanto o Budismo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Jainism

De acordo com o senso de 2011, 79,8% da população da Índia pratica o Hinduismo, 14,2% o Islamismo, 2,3% o Cristianismo, 1,7% o Sikismo, 0,7% o Budismo e 0,4% o Jainismo

Para não alongar muito esta introdução, como haviamos prometido, passamos a referir os templos que serão objecto do video.  No início aparecem fotos de músicos que, numa aldeia à beira da estrada, se preparavam para acompanhar um noivo que, com a irmã, se dirige à cerimónia do casamento onde, provavelmente, irá ver pela primeira vez a noiva que os pais lhe terão escolhido.


 Seguem-se fotos do

Templo Hindú dedicado a Shiva em Halebidu

https://en.wikipedia.org/wiki/Hoysaleswara_Temple

Templo Hindú dedicado a Vishnu em Belur

https://en.wikipedia.org/wiki/Chennakeshava_Temple,_Belur

 sobre Belur : https://en.wikipedia.org/wiki/Belur_(town)

 Templo Jain dedicado a Bahubali em Shravanabelagola

https://en.wikipedia.org/wiki/Shravanabelagola

https://en.wikipedia.org/wiki/Bahubali



De salentar que este último templo fica no topo de uma colina com acesso por uma escadaria com largas centenas de degraus . Eu, com PDI elevado e uma arritmia, não pude arriscar uma visita e só tirei uma foto da base, além de outras que se perderam. As outras fotos que apresento no video, com excepção de fotos do mercado local, foram retiradas da Net.







Nos templos Hindús do Sec XII que apresentamos,  mandados construir por poderosas dinastias do Sul da Índia são particularmente importantes os extraordinários frisos escultóricos modulares que encaixados " à lego" revestem todas as paredes exteriores.


No interior, onde se encontra a imagem votiva principal, objecto das peregrinações, fomos descobrindo, na penumbra reinante, notáveis esculturas e elementos  muito interessantes de decoração.



Em todos os templos que visitámos, constatámos a presença de inúmeros peregrinos e também de excursões de jovens de escolas em visita de estudo



Eis aqui o video de hoje! Espero que gostem



Se tiverem pachorra, porque não uma leitura de um texto da inevitável Wikipédia sobre o Hinduismo?

Ficariam em melhores condições para perceber um pouco da intrincada teia das divindades Hindús, esposas, filhos, avatares, meios de transporte, uma parte importantíssima da cultura da Índia
que continuará a aparecer nos próximos relatos.

https://en.wikipedia.org/wiki/Hinduism

Eu não consegui ler tudo mas, com o que aprendi nos locais,...fiquei a saber alguma coisa!!!!


Um abraço e até à próxima oportunidade


JOAQUIM CASTILHO

No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...