Tuesday, April 24, 2018

VIAGEM AO SUL DA INDIA-4 -BANGALORE


Amigos!

Cá estou eu de volta com este quarto mail, depois do mail de  introdução, onde falaremos sobre Bangalore, para onde voámos a partir de Cochim (ver o pequeno mapa seguinte, à esquerda).








Como se pode ver nos mapas anteriores, Bangalore fica no Estado de Karnataka e no planalto central do Sul da Índia, o chamado planalto do Decão.
Curioso também o mapa que descobri por acaso e traça de uma forma simplista as caracteristicas actuais das várias regiões da India. Bangalore ficará muito bem situado.




Se pretenderem mais informação sobre o Estado de Karnataka poderão obtê-la aqui



Bangalore







Bangalore é a terceira cidadae mais populosa da Índia, depois de Mumbai ( Bombaím) e de Delhi  mas se contarmos com a sua região metropolitana terá "apenas" cerca de 8 milhões de habitantes e é a quinta maior aglomeração da Índia.

Bangalore é conhecida internacionalmente por ser o maior hub de alta tecnologia e telecomunicações da Índia, um centro muito importante de produção e exportação de Software e está entre as dez cidades consideradas como as mais "empreendedoras" do mundo. Metrópole com um longa História , em franco crescimento, num país emergente, porém enfrenta graves problemas incluindo a poluição,especulação imobiliária,  transito caótico  e conflitos sócio económicos também comuns a outras cidades indianas.
Na actualidade, Bangalore é sede de diversas instituições de ensino e universidades de projecção internacional.


Maios informação em  https://pt.wikipedia.org/wiki/Bangalore

No primeiro dia visitámos zonas mais tradicionais de Bangalore, ficando por ver  edifícios governamentais importantes e  zonas da cidade mais modernas que, embora no programa, atendendo ao mau tempo não foi possivel  contemplar .



Para que possam fazer uma ideia sobre modernos e imponentes edifícios nas zonas mais modernas da cidade, que poderiam ter sido encontrados no caos urbano de Bangalore, aqui estão algumas imagens que,  como as anteriores, foram retiradas da Net.











E agora, como habitualmente, o pequeno video com  fotos que fizemos em Bangalore, com especial relevo para a Residência de uma figura histórica importante para Karnakata, o que resta do  Palácio do Sultão Tipu


https://en.wikipedia.org/wiki/Tipu_Sultan%27s_Summer_Palace


https://en.wikipedia.org/wiki/Tipu_Sultan


para o Jardim Botânico


https://en.wikipedia.org/wiki/Lal_Bagh

e para o chamado Templo Nandi ou do Touro, o primeiro dos vários templos hindús que nos foi dado visitar nesta viagem.


https://en.wikipedia.org/wiki/Dodda_Ganeshana_Gudi


http://www.touristlink.com.br/%C3%8Dndia/templo-nandi/overview.html


Eis o vídeo



Para que possam constatar que também é possível fazer em Bangalore umas férias movimentadas e de jet-set(?) aqui apresentamos um "site" publicitário muito elucidadivo de mais um aspecto da nova Índia que não suspeitavamos  existir, para uma minoria de previlegiados.

https://blog.xoxoday.com/20-fun-things-to-do-in-bangalore/1497


mais um abraço e até ao próximo mail

JOAQUIM CASTILHO

No comments:

Post a Comment

VIAGEM AO SUL DA ÍNDIA- INTRODUÇÃO

Introdução Pretendo, como em mails de viagens anteriores ( mas desta vez sob a forma de um blog), fazer uma breve descri...